Trata-se de Unidade de Conservação localizada no município paulista de Avaré, com área de 719,02 hectares, cujo objetivo é “a preservação dos ecossistemas e processos ecológicos em zona de contato entre o Cerrado e a Mata Atlântica, de grande relevância ambiental, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental em contato com a natureza”. (art. 2º, Dec. 56.616/2010).
Segundo a FAPESP, “Hoje, o bioma detém apenas 0,83% de sua vegetação original, o que evidencia a importância da preservação. Foram encontradas 113 espécies de aves, sendo três ameaçadas de extinção, e dez mamíferos, dois em risco.”
A ESEC Avaré é resultado da transformação de uma unidade de uso múltiplo sustentável (Floresta Estadual Andrade Silva, localmente conhecida como Horto Florestal) em uma unidade de proteção integral, o que, inquestionavelmente, representou um grande ganho sócio-ambiental.
Atenção: Há uma outra área em Avaré também conhecida popularmente como Horto Florestal, cuja denominação oficial é Floresta Estadual de Avaré, mas esta situa-se quase nos limites do perímetro urbano do município e possui apenas 95 hectares.
Tanto a ESEC quanto a FLOE são administradas pelo Instituto Florestal de São Paulo.
Como foi formada, eventos relevantes…
Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…